sábado, 13 de julho de 2013

Filled Under: , , , ,

[Tchê Review] Nokia Lumia 620

A duas semanas atrás nossa equipe teve a oportunidade de adquirir um novo Smartphone, o Nokia Lumia 620, como ele é quase um lançamento no Brasil e nossa ideia é fazer Reviews de Smartphones, decidimos começar com o Review deste gadget produzido pela empresa finlandesa Nokia.

  • OBS: Vale ressaltar que quem está escrevendo o review é muito acostumado com Android e Windows 8, mas vai tentar ao máximo possível ser imparcial.




Confira as configurações do Smartphone produzido pela Nokia:

  • CPU: Qualcomm Snapdragon S4 Dual-core 1 GHz Krait;

  • GPU: Adreno 305;

  • Memória RAM: 512 MB;

  • Memória Interna: 8 GB, com slot MicroSD de até 64 GB;

  • Tela: 3,8 polegadas com resolução 480 x 800 pixels;

  • Bateria: 1300 mAh;

  • Câmera: 5 megapixels, com filmagem em 720p;

  • Câmera frontal: VGA;

  • Conectividade: NFC, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 3.0, 3G, GPS;

  • Peso: 127g.

Bom, sabemos que essas especificações não são nada de luxo, nada de extraordinário, mas vamos ver o que ele tem de bom e de ruim para sabermos se vale a pena o investimento.
Windows Phone

O Sistema produzido pela Microsoft para dispositivos Móveis tem seus pontos positivos e negativos, tem quem ame e quem vire o nariz, mas nós adoramos quase tudo no SO Mobile da Microsoft. É leve, prático e funcional. Gerencia bem a bateria e tem raras engasgadas (no Lumia 620). Os únicos pontos negativos quanto ao sistema que encontramos é relacionado a loja de aplicativos e ao sistema de notificação.

Na loja de aplicativos o que atualmente não nos agradou é a Organização dos Apps, a quantidade e qualidade dos apps e ao colocar para instalar um app o sistema sai da loja de aplicativos, como se estivesse desestimulando a instalação de novos apps.

Já no sistema de notificações se alguém te mandar um número bem grande de mensagens (pelo menos mais de 5) juntas, mesmo você lendo as mensagens o sistema continua mostrando a notificação de uma a uma até mostrar a notificação da chegada de todos as mensagens, claro que é algo que acredito eu que não é muito comum acontecer, fiz um teste usando o whatsapp, mandei letra a letra todo o alfabeto por mensagens, quando eu terminei de enviar (já até tinha dado o alerta (vibração no caso) da última mensagem) todas as mensagens, a notificação do Windows Phone ainda me mostrava o recebimento da letra d. Para mim é uma pequena falha, talvez seria mais inteligente mostrar uma única notificação acumulando a quantidade de mensagens recebida. Mas não é nada de grave e nada que você não se acostume.

Tirando esses pequenos probleminhas fiquei impressionados na qualidade do Windows Phone 8.

Lumia 620

Quando o adquirimos era com certeza a melhor opção em Custo X Benefício com Windows Phone 8. Hoje com a chegada do Lumia 520 (para mais detalhes do aparelho, clique aqui) e a breve chegada do Lumia 720 (para mais detalhes do aparelho, clique aqui) talvez o Lumia 620 passe a não ser mais a melhor opção com Windows Phone 8. Mas não vem ao caso.
Pontos Positivos:



  • Design/Acabamento

A Nokia era por muito tempo a maior fabricante de celulares do mundo, e isso não era à toa, sempre preocupada em fazer gadgets firmes e resistentes e com bom/ótimo acabamento, com o Lumia 620 não é diferente, é um Smartphone muito bem acabado, com design bonito e te passa muita segurança e firmeza na pegada, talvez por ser um pouco mais "gordinho" que a maioria. Um detalhe muito interessante é que a tampa traseira não é de plástico fino como a maioria dos Smartphones atuais, é um material firme e relativamente grosso de ótima qualidade. É trocável facilmente, a Nokia até lançou as capas traseiras para o aparelho em várias cores para você poder deixar o aparelho mais ao seu estilo, o que te deixa mais tranquilo se acaba acontecendo algo de ruim a sua tampa de bateria original. Sem falar no botão dedicado a câmera que ajuda bastante para quem gosta de tirar fotos.

O único contra do design/acabamento dele é que se você perder, quebrar ou tirar a capinha em uma hora errada e precisar/querer usar um dos botões laterais, tu se deu mal, pois sem a capinha ao tentar clicar nos botões do aparelho provavelmente ele irá ficar trancado.

  • Desempenho e Sistema Operacional

Como falamos acima o Windows Phone 8 é um Sistema bacana que traz algo bem ao estilo Windows 8, com raros engasgos no Lumia 620, a Microsoft só errou em demorar tanto para lançar um Sistema Operacional para Smartphones.

O desempenho do Lumia 620 com Windows Phone 8 é ótimo, tive pequenas travadinhas em jogos mais pesados como Need for Speed Hot Porsuit, e leves engasgadas usando o sistema, apesar de em alguns momentos demorar um tempinho para entrar em um aplicativo a forma que o WP 8 demonstra que o App está carregando faz parecer até legal esperar. O desempenho do gadget é ótimo para o Hardware que tem, mostrando que o WP 8 é mais otimizado que as versões antigas do Android (2.3, 2.2, etc) e de igual para igual com as versões 4.0 em diante, o que é quase que obrigação já que Android 4.0 saiu antes que o WP 8.

  • Suporte da Nokia

Um grande ponto positivo desse (e de todos Lumia) é do suporte da Nokia, eles estão fazendo de tudo para deixar a experiência do usuário a melhor possível, pois tem quase 50 ótimos Apps e Jogos criados e/ou portados pela Nokia para Windows Phone 8, principalmente relacionado a Mapas (como Here Maps, Here Drive) e Fotos (como Foto Inteligente, Panorama, Cinemagrafia, , Here City Lens, PhotoBeamer, Gram Me, etc). Dentre os apps da Nokia tem vários ótimos aplicativos que melhoram bastante a experiência com o aparelho, gostei muito mesmo da ideia do PhotoBeamer.

Além desses apps já lançados a Nokia prometeu uma atualização para todos os Lumia com Windows Phone 8 que conterá vários recursos de software legais para fotos.

  • Som do aparelho

Apesar de não ter foco em música como o antigos Nokia Xpress Music, e a saída de som ser extremamente pequena a qualidade e potência do som do aparelho não desapontam nenhum pouco, é de ótima qualidade para um aparelho que não tem foco em Musicas.

Pontos Negativos:

  • Fone de Ouvido

Muitos aparelhos da Nokia que já vi vem com fones de ouvidos de boa/ótima qualidade, mas infelizmente é a pior parte do conjunto, é com certeza o pior fone de ouvido que já veio em algum celular que comprei. O som dos fones de ouvido são fracos, me parece sem potência e com pouca qualidade (o som é inferior até se comparado ao meu guerreiro fone de ouvido do DX de $3,00).

Acredito eu que esse ponto negativo não faça com que quem queria comprar o aparelho desista até porque um fone de qualidade aceitável se encontra fácil por aí.

CameraZOOM-20130516203551836

Pontos Neutros:

  • Bateria

A bateria do Lumia 620 é de míseros 1300 mAh, o que é bem pouco, apesar de parecer pouco (bem pouco comparado a super bateria do Motorola Razr Maxx com seus 3300 mAh), mesmo parecendo ser pouco ela dura de forma aceitável, com uso médio ela dura cerca de 1 dia e meio, se cuidar um pouco é capaz de durar 2 dias, mesmo com Wi-fi ligado 24 horas e sem ativar a economia de energia do sistema. Ouvi várias reclamações quanto a bateria do Lumia 620, porém não achei que ela dure menos que a média dos aparelhos atuais. Com uso mais agressivo talvez você chegue ao final do dia com a carga no rebite ou até fique sem, o que acredito ser normal por ai.

  • Câmera

Não estou lembrado de em algum momento da minha vida ter me deparado com reclamações de qualidade de fotos de algum outro celular da Nokia, e apesar de em vários sites ter visto reclamação das fotos do Lumia 620, nós a achamos muito boa dado o que ela se propõe (câmera de um celular de menos de R$900,00 aqui no Brasil, logo é um Smartphone intermediário), achamos as fotos de qualidade aceitável, nada que faça você desistir da compra e nada que faça você sair correndo para comprar um. Certamente a câmera fará com que muitos prefiram o Lumia 720 que tem câmera com lentes Carl Zeiss.

Vendo as fotos tiradas no Lumia ficam ótimas, melhor até do que ver uma foto tirada de um Iphone 4S no próprio Iphone, mas ao ver em uma tela maior, ela não é tão boa assim, infelizmente, veja abaixo, a foto acima foi capturada com Lumia 620 e a foto do meio com Iphone 4S e última com um Atrix 4G MB860:

Foto by: Lumia 620
Foto by: Lumia 620

Foto by: Márcia Abech Iphone 4S
 Foto by: Márcia Abech Iphone 4S

(Foto by Motorola Atrix 4G)
(Foto by Motorola Atrix 4G)
  • Tela
A tela de 3,8 polegadas e resolução de 480 x 800 pixels é mais item que atinge o esperado, com tamanho bom, e resolução boa ela apresenta tudo com uma coloração boa e não deixa a desejar, mas também não é um item que pode ser colocado como destaque do aparelho. É simplesmente uma das coisas do aparelho que pode ser definido com a velha frase "não fede e nem cheira".

Conclusão:

O aparelho produzido pela Nokia que roda Windows Phone 8 me deixou surpreso e agradou em quase todos os pontos. São poucos os pontos negativos, ele tem tudo que você precisa em um Smartphone por um preço aceitável, fazendo dele uma ótima opção entre os smartphones intermediários.

Apesar de ter vários aparelhos concorrentes é um Smartphone que merece atenção. É simples, bonito e eficiente.

Confira algumas fotos do aparelho, caixa, fones, carreagor:












Veja abaixo uma galeria de fotos tiradas com o aparelho:










0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.