quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Filled Under: , , ,

[Tchê Review] Sony Xperia SP

A Sony tem se esforçado bastante para trazer aparelhos com bom hardware, com recursos as vezes exclusivos de Smartphones High-end aparelhos de preço mais acessível, e não é diferente com o Smartphone Xperia SP lançado muito recentemente no mercado brasileiro. Como meu amigo Leonardo Heidrich emprestou o aparelho para alguns testes, resolvi escrever um Review dele, então fica o agradecimento ao Leonardo por emprestar o aparelho.



O gadget é produzido pela empresa japonesa e mundialmente conhecida Sony, que trouce na linha Xperia de 2013 ótimas alternativas de Smartphones para o consumidor, com preços variados e design elegante e diferenciado. O Xperia SP possui uma configuração equilibrada conforme você pode ver abaixo:

  • CPU: Qualcomm MSM8960T Snapdragon Dual Core 1.7 GHz Krait;
  • GPU: Adreno 320;
  • Memória RAM: 1GB;
  • Câmera traseira: 8 Megapixels, com filmagem em Full HD com sensor Exmor RS;
  • Câmera frontal: VGA;
  • Bateria: Não removível de 2370 mAh;
  • Tela: 4,6" com resolução 720 x 1280 pixels;
  • Peso: 155 gramas;
  • Android: 4.1 Jelly Bean
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.0, DLNA, NFC,4G (LTE).

Pontos Positivos


Desempenho

O aparelho possui uma configuração equilibrada com seu dual-core 1.7 GHz e 1Gb de Ram, mas mesmo não sendo um Quad-core ou Octa-core consegue trazer um desempenho excelente, assim como no Nexus 4 o desempenho dele é um grande destaque. Tudo roda fluido e sem engasgos.

Em testes de Benchmark o Smartphone da Sony foi capaz de bater de frente com o potente Nexus 4. Confira o resultado do Xperia SP no Antutu Benchmark e Quadrant Standard
Resultado Antutu Benchmark
Resultado Quadrant Standard


















Em comparação com o Nexus 4 que testamos recentemente são ótimos resultados do Smartphone da Sony. O Nexus alcançou 17006 no Antutu e 4822 no Quadrant. Enquanto o Xperia como visto acima chegou nos 16065 e 7692 respectivamente. Como que o Xperia teve tamanha vantagem no Quadrant Standard eu não sei. Por mais que ele traga um ótimo desempenho, é um número alto demais para um dual-core. 

Um dos grandes destaques do seu hardware é a GPU usada no aparelho, Adreno 320, a mesma usada no LG Nexus 4, LG Optimus G, HTC One, Xiaomi Mi-2, Motorola Moto X, entre vários outros Smartphones High-end por ai. Logo junto com um processador dual-core que entrega um bom desempenho, só podemos esperar coisas boas dessa belezinha ai né.


Design


O Design dos Smartphones da linha Xperia 2013 são bem semelhantes entre si, mas o SP tem algumas características exclusivas que dão um visual excelente para o gadget. Ao questionar o pessoal que o viu pessoalmente, bom, todos acharam o aparelho muito bonito.

O gadget possui traços retos, com bordas bem pouco arredondadas e uma barra transparente na parte inferior, e uma moldura de alumínio em volta do Smartphone, essas características visuais dão um aspecto muito elegante ao gadget da Sony.

De todos os Smartphones que tive a felicidade de usar é com certeza o mais elegante. Infelizmente ele ficou um pouco acima do peso, causado pelo material escolhido pela Sony para fazer parte do aparelho, em comparação aos seus concorrentes ele fica algumas gramas acima, mas nada que realmente atrapalhe. Não só o peso, a espessura dele de 0.9 mm é também um pouco acima do padrão atual, mas digo uma coisa quanto a isso, faz ele ter uma ótima pegada e te passar a sensação de segurança ao segurar ele na mão.

A tampa traseira é de cor fosca e aparentemente com material não muito escorregadio, abaixo da tampa tem as entradas micro SD e micro SIM, e uma bateria de 2370 mAh não removível. A tampa traseira é tão bem encaixada que pode parecer que não é possível abri-la e isso querendo ou não ajuda a passar a sensação de segurança que falei acima.

Tela


A tela do Xperia SP é também um destaque do aparelho, com tamanho de 4,6 polegadas e resolução de 720 x 1280 pixels traz uma ótima qualidade de imagem, utilizando proteção contra aranhões Corning Gorilla Glass, suporte a reconhecimento de 10 toques simultâneos e suporte a modo luva (com ele você pode utilizar o Smartphone mesmo com luvas nas mãos).

A tela possui a tecnologia chamada de Sony Mobile Bravia Engine 2 que traz o que a Sony tem de melhor em telas para a tela do Smartphone, essa tecnologia possibilita imagens com ótimo nível de contraste e iluminação. Como podemos ver abaixo.


Luzes de Notificação


Um dos grandes diferenciais deste Smartphone é sem sombra de dúvidas o bloco transparente na parte inferior do aparelho. Esse bloco conta com um Led muito útil para avisar quanto possui SMS, ligação, e-mail, mensagem, etc. que ainda não foi visualizado pelo usuário. De acordo com o tipo de notificação, acende ali a luz de Led para lhe avisar.

O Led também é usado para "estender" as cores de uma imagem, capa de álbum ou vídeo do Smartphone. 

Para visualização de imagem a cor que irá acender neste bloco é uma extensão da imagem, acendendo a cor mais característica da imagem. Como pode ser visto na imagem um pouco acima.

Nas músicas, bom, as luzes ficam piscando um pouco na cor que é a capa do álbum. Nada muito forte que faça chamar muita atenção, e se não gostar é possível desabilitar nas configurações do aparelho. 



NFC e 4G


A estratégia que a Sony resolveu adotar em sua linha de Smartphones é ter tecnologias de Smartphones High-end em dispositivos de menor custo, no caso do Xperia SP podemos citar duas tecnologias que se enquadram nessa ideia, o NFC e conexão LTE (4G).

Com o NFC é possível conectar com muita facilidade a outros dispositivos, como fones de ouvido, caixas de som, ou mesmo outro Smartphone, tudo feito com uma conexão simples, rápida e eficiente chamada pela Sony de One-Touch como pode ser visto no vídeo abaixo:



A conexão LTE (4G) deixa o aparelho com suporte a altíssimas velocidades de conexão via rede da operadora, porém a tecnologia ainda se engatinha no Brasil e possivelmente, se você não mora em uma grande capital, vai demorar para poder usufruir de altas velocidades. Com a conexão 4G o dispositivo da Sony pode alcançar a velocidade de 100 Mbps de Download e 50 Mbps de Upload. Mas como dito antes, a tecnologia das redes LTE ainda estão apenas começando a chegar ao Brasil.


Câmera


A qualidade das imagens tiradas pelas câmeras do Smartphones da Sony dificilmente ficam abaixo do esperado, com o Xperia SP não é diferente, a qualidade da imagem é boa, nada excepcional, mas atinge as expectativas.  A câmera traseira possui sensor Exmor RS e é capaz de fazer vídeos em Full HD com boa captação de som e de imagem é claro. A qualidade das imagens não fica nem muito acima nem abaixo do esperado em um Smartphone da Sony. Tem qualidade suficiente para 90% dos usuários de Smartphones, creio eu.

Já a câmera frontal tem uma baixa qualidade para o padrão do dispositivo, com resolução VGA, é praticamente só para fazer aquela vídeo chamada esperta pois para fotos, bom é melhor usar a traseira que é bem melhor né campeão?

Abaixo podemos ver uma bela foto tirada com o Xperia SP:



Bateria


A bateria possui capacidade de 2370 mAh, capaz de aguentar algumas boas horas longe da tomada, possui o modo Stamina que bloqueia a conexão com a rede de determinados aplicativos quando a tela está desligada, isso ajuda um pouco a segurar a carga.

Com uso moderado ele é capaz de aguentar o dia todo longe do carregador. Se for um hard user, talvez precisara de uma carga de emergência, mas só se for hard user mesmo.

Dentre os aparelhos lançados este ano, o Xperia SP tem uma das melhores autonomias de bateria, sendo melhor que o seu irmão mais velho Xperia ZQ (que possui a mesma capacidade de bateria, porém com hardware mais potente).

Software


O aparelho vem com o Android 4.1.2 embarcado, com algumas mudanças no visual feitos pela Sony, na prática ela mudou bastante coisa.

O aplicativo da câmera teve algumas mudanças, foi acrescentado alguns recursos presentes nas câmeras compactas da marca, mas pouca coisa.

O player e a galeria do Android foram mantidos intactos, mas a Sony adicionou um player chamado Walkman com visual bacana e prático, além do aplicativo chamado Álbum que traz as suas fotos de maneira diferente, com algumas facilidades para compartilhamento.

No mais, algumas mudanças nos ícones, fontes e botões virtuais do sistema, mudanças sutis para deixar o aparelho com a cara da Sony, sem estragar o desempenho do Android ao que percebemos. 

Um destaque interessante no Software do Xperia SP é o Certificado Playstation que garante ao gadget acesso a alguns jogos clássicos do Playstation One e também a compatibilidade já de fábrica com o Controle DualShock 3 (do Playstation 3), o que pode garantir algumas horas de diversão com jogos.



Pontos Negativos


Bom, essa talvez seja a parte mais difícil deste Review para mim, no período que utilizei o aparelho não consegui perceber nada que de fato seja ruim no gadget da Sony, talvez esteja sendo um pouco imparcial aqui, pois de verdade este aparelho posso admitir que me chamou muita atenção logo em seu anúncio.

Com isso não estou dizendo que o aparelho é perfeito, só estou dizendo que a experiência que tive com o aparelho foi muito satisfatória, e não encontrei algo que possa ser avaliado como um ponto negativo no gadget.

Considerações Finais


Se você está procurando um Smartphone que tenha suporte a 4G, com um belo visual, um desempenho de High-end sem gastar demais, bom, tenho uma ótima notícia para você, esse talvez seja a melhor opção.

De verdade fiquei um tanto quanto impressionado com o aparelho, pois possui tudo que muitas pessoas esperam de em um Smartphone sem cobrar demais por isso, é evidente que ele fica atrás de aparelhos High-end como Galaxy S4, HTC One, mas ele custa praticamente a metade dos mesmos, então era de se esperar né.

Olhando as avaliações de clientes que compraram o aparelho nas lojas de varejo, percebo que não foi só eu que gostei dele, encontrei muitas e muitas avaliações elogiando o mesmo. 

O Motorola Razr I foi por quase um ano um "queridinho da torcida", com muitos elogios de usuários, o Razr I foi lançado a R$1299,00 no final de 2012. E talvez agora finalmente chegou o seu substituto em preço e desempenho.

O Xperia SP chegou ao mercado brasileiro custando R$1229,00, o preço permanece o mesmo, com algumas raras promoções. Na semana passada, por exemplo, encontrei ele por R$999,00 no cartão, o que é sem sombra de dúvidas um preço muito atrativo.

Sem mais delongas, aparelho muito bom e com excelente custo x benefício. Para mim a melhor opção abaixo dos R$1300,00 (considerando o preço sugerido pelo fabricante).

Confira abaixo algumas fotos do aparelho:




Mais uma vez um agradecimento especial ao meu amigo Leonardo Heidrich por emprestar o aparelho para testes.



0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.